"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

Conferência Anual de Seguros

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Seguradoras Desafiadas a Garantir o Crescimento de Ramos Vida, Pensões e Micro-Seguros

A Associação Moçambicana de Seguradoras (AMS), organizou, no dia 20 de Setembro de 2023, na cidade de Maputo, a 1ª Conferencia Anual de Seguros sob o lema “As Soluções da Indústria Seguradora aos Desafios Económicos e Sociais de Moçambique”. A cerimónia de abertura do evento foi dirigida pela Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, e contou com a intervenção da Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP), Ester dos Santos José.

No acto, a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, elogiou a iniciativa da AMS e desafiou o sector segurador a garantir o crescimento do ramo Vida, Pensões e Micro-seguros, embora o mercado tenha registado um crescimento notável, tanto em número de operadores como em produção do mercado medido em prémios brutos emitidos.

“Esperamos que os operadores de seguros trabalhem conjuntamente com o Governo para melhorarem: i) a educação do consumidor; ii) o desenvolvimento do seguro inclusivo; e modernizar os sistemas de informação”, disse a governante.

Ainda apelou para que a AMS participe de forma activa das campanhas de educação financeira em seguros, não só como beneficiário último, mas como actor chave da estratégia de inclusão financeira que o Governo tem vindo a implementar.

Por seu turno, a PCA do ISSM, IP, Ester dos Santos José, afirmou que o evento constitui oportunidade para o mercado adquirir ganhos, tendo em conta a presença de especialistas nacionais e internacionais que trouxeram reflexões importantes para o sector de seguros e para a sociedade moçambicana no geral.

“Este evento irá desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento e melhoria contínua do sector de seguros, beneficiando as seguradoras, os profissionais do sector e os consumidores. Esta é uma oportunidade valiosa para a comunidade de seguros se reunir, aprender, partilhar e colaborar em prol do crescimento e do sucesso do sector de seguros em Moçambique”, apontou a dirigente.

Por seu turno, o Presidente da AMS, Rúben Chivale, frisou que, as seguradoras moçambicanas desempenham um papel importante para o equilíbrio da economia nacional. Que na conferência serviu de chamamento à reflexão de todos sobre o papel que cada um deve desempenhar no aumento da penetração dos seguros na economia, no aumento da literacia sobre seguros, no aumento da confiança do público e na melhoria do sector”.

No evento, foram debatidos o Regime Jurídico de Seguros: Tendências e Desafios; o Conteúdo Local nos Projectos de Petróleo e Gás: caso das Seguradoras; Eventos Climáticos Severos e Impactos socio-ecónomicos: Papel das Seguradoras; Programa de Aceleração Económica: Impacto na Actividade Seguradora; Inclusão Financeira – Aceleração e Desafios das Seguradoras; bem como Acidentes Rodoviários e o Papel das Seguradoras.