"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

Na cidade de  Maputo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

ISSM, IP Debate Matéria de Branqueamento de Capitais no Sector Segurador

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP) em coordenação com o Comité Executivo de Retirada do País da Lista Cinzenta, realizaram, o Workshop de Disseminação de Matérias de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa” dirigido às seguradoras, mediadores de seguros e quadros do Instituto, de 30 de Janeiro à 02 de Fevereiro de 2024, na cidade de Maputo.

Na abertura do evento, o Administrador Executivo do ISSM, IP, Isaac Chiau, convidou os participantes a reflectir sobre o estado actual e as melhores práticas no domínio da prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa para uma avaliação correcta do risco, em particular, a nível do sector do seguro.

Referiu ainda, que o evento tem o objectivo de clarificar as obrigações a que estão sujeitos os operadores do mercado de seguros e funcionários do ISSM, IP, no âmbito de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo.

“Esperamos ainda que, os operadores do sector de seguros actuem comprometidos com as regras legais, daí o nosso investimento nestes workshops de disseminação de Matéria de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, na perspectiva de que, no final, todos concorram para se assegurar o desenvolvimento dos seguros, de forma sólida, eficiente e credível”, disse o Administrador.

Por seu turno, o Coordenador Executivo da Retirada de Moçambique da Lista Cinzenta, Luís Cezerilo, referiu que a tarefa da retirada do país da lista de jurisdições de vigilância acrescida do Gabinete de Acção Financeira (GAFI) é de todos os cidadão.

“Temos de cumprir e fazer cumprir a lei. As seguradoras tem de colaborar com o Governo, comunicando todas operações suspeitas deste crime de branqueamento de capitais”, apelou.

No evento, foram apresentados os seguintes temas: i) Introdução à Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo – Panorama e Importância; ii) Avaliação Nacional de Risco – Principais Ameaças e Vulnerabilidades – Importância da ANR nos Seguros; iii) Beneficiário Efectivo; iv) Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massas no âmbito da Actividade Seguradora; v) Directrizes sobre Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa.

Para terminar, os participantes exigiram mais formações e apelaram para a uniformização de modelos de relatório e simplificação de procedimentos desta matéria, por parte da Associação Moçambicana de Seguradoras.