"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

ISSM, IP PROMOVE CULTURA DE SEGUROS EM SOFALA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP), no âmbito da sua Estratégia de Educação Financeira em Seguros (EFISE), realizou, nos dias 12 a 14 de Julho de 2023, a XII Capacitação em Matéria de Seguros dirigida à diversos Grupos Profissionais, na cidade da Beira. A iniciativa tem o objectivo de transmitir ao grupo visado, constituídos por funcionários públicos, sector privado, órgãos da justiça, religiosos, associações financeiras da Província, entre outros profissionais, informações relevantes no domínio dos seguros.

Segundo a Presidente do Conselho de Administração do ISSM, IP, Ester dos Santos José, as acções educativas do Instituto, enquadram-se na Estratégia Nacional de Inclusão Financeira adoptada pelo Governo. O objectivo é aumentar os níveis de conhecimento sobre seguros, impulsionar a efectivação dos seguros obrigatórios, promover a cultura de seguros, aproximar as províncias ao regulador, monitorar as actividades do mercado de seguros local, entre outros.

À par desta actividade, o ISSM,IP, reuniu com os operadores de seguros da região, no âmbito do cumprimento do Resultado Imediato 1.2., do Grupo de Acção Financeira, referente à “Promoção da compreensão do risco de Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa, através de actividades de sensibilização junto das autoridades competentes e reguladoras”.

Importa referir que é neste âmbito que  o Instituto aderiu ao Bank Supervision Aplication, abreviadamente BSA,   uma solução de software de supervisão bancária robusta, segura e estável, já costumizada  para o sector de seguros, sob gestão do  Banco de Moçambique, na perspectiva de aprimorar os  métodos de regulação e supervisão do mercado de seguros, facilitando os processos de supervisão,  o licenciamento dos operadores de seguros,  e gestão da base de dados dos operadores que permita a prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, explicou a dirigente.

Por seu turno, a Secretária de Estado da Província de Sofala, Stella Pinto Novo Zeca, que dirigiu a cerimónia de abertura do evento, disse que, o Governo aprovou, em 2013, a Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro, cujo objectivo é assegurar um sector financeiro sólido, diversificado, competitivo e inclusivo.

Ainda no âmbito da implementação da mesma Estratégia, estabeleceram-se as seguintes acções específicas: Incentivar o uso do seguro contra desastres e riscos climáticos para a protecção de investimentos; e promover o desenvolvimento de seguros.

Portanto, foi na senda da exposição de Moçambique a eventos naturais, criando fragilidades socio-económicas e colocando em risco as suas infraestruturas, ecossistemas chave e pescas, que foram criadas condições para o estabelecimento do seguro soberano no País.

De destacar que, à margem da capacitação aos grupos profissionais, o ISSM, IP, proferiu uma palestra relativa ao Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel dirigida aos Agentes da Polícia de Trânsito, Autoridade Tributária de Moçambique, Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários, Associação dos Transportadores e Polícia Municipal da cidade da Beira, no âmbito da efetivação deste seguro.