"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

‘‘Sector Segurador deve Garantir a Defesa do Consumidor’’, PCA do ISSM, IP

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A cidade de Nampula foi palco da XIII Capacitação em Matéria de Seguros dirigida à diversos Grupos Profissionais, realizada, de 02 a 04 de Agosto de 2023, pelo Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP), no âmbito da sua Estratégia de Educação Financeira em Seguros. O evento visa aumentar os níveis de conhecimento sobre seguros, impulsionar a efectivação dos seguros obrigatórios, promover a cultura de seguros, aproximar as províncias ao regulador e monitorar as actividades do mercado de seguros local.

No acto de abertura do evento, a Presidente do Conselho de Administração do ISSM, IP, Ester dos Santos José, disse que as acções de educação financeira do Instituto, se enquadram na Estratégia Nacional de Inclusão Financeira adoptada pelo Governo, conjugada com a Estratégia de Educação Financeira em Seguros desta Entidade de Supervisão de Seguros de Moçambique.

A dirigente recomendou que, cada um dos participantes do evento, tenha sempre presente, na sua esfera da sua actuação, a defesa do consumidor, a prevenção e combate à práticas de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, a promoção do sector de seguros e o estabelecimento de parcerias, com vista a educação do público em matéria de seguros.

Por seu turno, o Director dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças de Nampula, Graciano Francisco, agradeceu aos corretores de seguros, registados nos últimos dois anos na Província, tendo apelado à outros agentes económicos, a apostar no negócio de seguros para fazer face ao desenvolvimento da Província.

Referiu ainda que as acções de Educação Financeira do ISSM, IP, constam, igualmente, do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, prioridade II, que é “impulsionar o crescimento económico, a produtividade e a geração de emprego, e no seu objectivo estratégico I, que é promover um ambiente macroeconómico equilibrado e gestão das finanças públicas.

E, no quadro da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira do Governo, a perspectiva foi aumentar o acesso da população aos produtos financeiros, muito em particular dos seguros, elevando de 7% em 2014 para 10% em 2018 e 15% em 2022, elucidou Graciano Francisco.

De acordo com o estudo Finscope 2019, da Financial Sector Deepening Mozambique, uma Organização não Governamental em Moçambique, houve um aumento no número de adultos com produtos de seguros de 8% em 2014 para 17% em 2019.

À margem da capacitação, o ISSM, IP, reuniu com os operadores do sector de seguros da região Norte, no âmbito da supervisão e fiscalização da actividade seguradora no País. Por outro lado, o Instituto proferiu uma palestra relativa ao Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel dirigida aos Agentes da Polícia de Trânsito, Autoridade Tributária de Moçambique e Polícia Municipal da cidade de Nampula.