English EN Português PT

"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

Ministro da Economia e Finanças Confere Posse à Novos Administradores Executivos do ISSM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, conferiu posse, no dia 08 de Outubro corrente, na cidade de Maputo, dois novos Membros do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), nomeados ao abrigo do disposto no nº 4 do artigo 6 do Decreto n° 53/2019, de 13 de Junho, que ajusta as atribuições, gestão, regime orçamental e tutelar, organização e funcionamento do ISSM.

Trata-se de António Isaac Jeco Chiau e Mércio Filipe Sitoe, nomeados para exercerem as funções de Administradores Executivos.

Dirigindo-se aos empossados, Adriano Maleiane reconheceu que em tempos difíceis, como este que o mundo atravessa, da pandemia da COVID-19, “existe a necessidade de possuir ideias para garantir que o mercado segurador continue a crescer em quantidade e qualidade”. Acrescentou ainda que desafios prevalecem, sobretudo relativo ao micro-seguro, com vista a alavancar o sector informal, bem como outras áreas de actividade, podendo repensar numa legislação que estimule o sector.

Igualmente, abordou a necessidade de incentivar o co-seguro, afirmando que as seguradoras têm de perceber que juntos podem fazer mais e melhor, minimizando a exportação de divisas, com o resseguro.

‘‘Temos de socializar as pessoas através da literacia financeira em seguros; temos de desmistificar o tabú existente, sobretudo no seguro de vida, explicando a importância de estarmos segurados em todas as actividades de risco’’, explicou Adriano Maleiane.

Para o dirigente, os empossados devem contar sempre com o apoio dos Administradores cessantes porque estes têm uma bagagem de conhecimentos sobre o ISSM. “Trabalhem com foco nos objectivos institucionais solicitando apoio aos colegas.”

Maleiane considera que a nomeação dos dois Administradores Executivos abre uma nova página no ISSM, em particular, e no Ministério da Economia e Finanças, no geral, pelo facto de o provimento das vagas ter sido por concurso público, no âmbito do citado Decreto nº 53/2019, mostrando que a nossa Administração Pública é credível e transparente, enfatizou.

Após o acto de tomada de posse dos Administradores, a Presidente do Conselho de Administração do ISSM, Otília Santos, desejou boas vindas aos nomeados, tendo no dia seguinte dirigido uma sessão de apresentação destes aos quadros do ISSM, a qual se seguiu a passagem de pastas pelos Administradores cessantes, apelando aos empossados a aplicação da legislação do sector segurador na tomada de decisões.

Por sua vez, os novos Administradores garantiram dar o seu contributo e cumprir, com saber e dedicação, a missão que lhes foi confiada, aproveitando da experiência do sector privado de onde provêm, nomeadamente segurador e bancário, com o objectivo de desenvolver o mercado de seguros em particular e o mercado financeiro em geral.