"por uma indústria de seguros mais sólida, eficiente e eficaz"

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Em Chimoio

ISSM, IP Capacita Grupos Profissionais em Matéria de Seguros

O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP), no âmbito da sua Estratégia de Educação Financeira em Seguros (EFISE) realizou, nos dias 28 a 30 de Setembro de 2022, na cidade de Chimoio, Província de Manica, a IX Capacitação em Matéria de Seguros dirigida à Grupos Profissionais. A sessão de abertura contou com a presença do Administrador Executivo do ISSM, IP, Isaac Chiau, e Director dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças, Carlos Comissal.

Na abertura do evento, o Administrador Executivo do ISSM, IP, Isaac Chiau, referiu que a Instituição já realizou oito sessões de capacitação dirigidas à jornalistas e demais grupos profissionais em todas as regiões do País, no âmbito da EFISE, enquadrada na Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) do Governo.

“Com a capacitação, espera-se que, cada um dos actores, tenha sempre presente, na sua esfera de actuação, a defesa do consumidor, a promoção do sector de seguros e o estabelecimento de parceria com vista à educação do público em matéria de seguros”, disse Isaac Chiau.

Por seu turno, o Director dos Serviços Provinciais da Economia e Finanças de Manica, Carlos Comissal, explicou que o Governo aprovou, em 2013, a Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro, cujo objectivo é assegurar um sector financeiro sólido, diversificado, competitivo e inclusivo.

Assim, para o alcance deste objectivo, incentiva o uso do seguro contra desastres e riscos climáticos para a protecção de investimentos e a promoção do desenvolvimento de seguros.

“A nossa província sofre constantemente dos efeitos desastres naturais. E, actualmente, o Governo, através do Ministério da Economia e Finanças, irá adotar o segurado soberano para cobrir estes fenómenos associados às mudanças climáticas”, anotou Carlos Comissal.

No encerramento da capacitação, o Procurador Mauro Saúde, em nome dos formandos, agradeceu a iniciativa do Instituto e apelou ao reforço da supervisão e fiscalização das operações suspeitas do Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo no sector segurador.

À margem da capacitação, o ISSM, IP, reuniu com os operadores do sector de seguros da província no âmbito da supervisão e fiscalização da actividade seguradora no País. Por outro lado, proferiu uma palestra relativa ao Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel dirigida aos Agentes da Polícia de Trânsito e Autoridade Tributária de Moçambique e Polícia Municipal do Conselho Autárquico da cidade de Chimoio.