O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, IP, (ISSM, IP), capacitou, no dia 14 de Fevereiro de 2025, em Maputo, utilizadores externos da plataforma Bank Supervision Application (BSA), uma aplicação web de supervisão na Versão 5, que visa melhorar a gestão de dados, incluindo a recolha e a elaboração de relatórios, com o objectivo de garantir uma supervisão mais eficaz através de ferramentas analíticas e de inteligência artificial.
O evento realizado em parceria do Banco de Moçambique foi direccionado às seguradoras, mediadores de seguros e entidades gestoras de fundos de pensões com o intuito de familiarizar os utilizadores do BSA com a nova versão.
Com o sistema, prevê-se a melhoria da capacidade de gestão de dados, incluindo a recolha e elaboração de relatórios, com o objectivo de garantir a eficácia da supervisão por meio da utilização de ferramentas analíticas e inteligência artificial.
O Técnico de Supervisão no ISSM, IP, Salésio Magule, explicou que a nova versão facilita a gestão de instabilidade e a automatização do processo de notificação de garantias de seguros e os usuários podem fornecer as pessoas que podem gerenciar e utilizar o sistema sem ter que contactar o usuário e pode ser utilizado em dispositivos móveis.
O BSAv.5 é o ponto de partida da transformação do BSA para RBS – Risk Based Supervision, uma solução tecnológica de regulação e supervisão orientadas com o intuito de auxiliar instituições financeiras e outras empresas a cumprir os requisitos legais em suas operações. As vantagens da BSA são: Eficiência operacional que permite que o ISSM, IP, monitore um grande número de seguros de forma eficaz, detecção de riscos que facilita a identificação de riscos na indústria de seguros, maior abrangência na monitoria das actividades das empresas em tempo real, transparência e responsabilidade.
De referir que, o ISSM, IP, adoptou a Versão 4 do BSA, em 2023, com vista a medidas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo e Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa e o melhoramento da comunicação e partilha de informação entre o regulador e as entidades supervisionadas.